Guimarães,Escola Secundária Martins Sarmento. Turma de Ciências e Tecnologias 2006/2007. Alunos da Turma 11º CT4 Agostinho Santos, Diana Ataíde Ribeiro,Jaime Vale, José Tiago Dixe, Marino Machado e Luís Sarmento.

2007-03-18

Doenças Cardiovasculares- Parte 2

Arritmias cardíacas A contracção das fibras musculares do coração é controlada por uma descarga eléctrica que percorre o coração seguindo diferentes trajectórias e a uma velocidade determinada. A descarga rítmica que dá início a cada batimento tem origem no pacemaker fisiológico do coração (nódulo sino-auricular), que se encontra na parede da aurícula direita. A velocidade destas descargas depende em parte dos impulsos nervosos e da quantidade de certas hormonas no sangue. A frequência cardíaca em repouso é de 60 a 100 batimentos por minuto. No entanto, podem ser consideradas normais velocidades muito menores em adultos jovens, sobretudo nos que estão em boas condições físicas. As variações na frequência cardíaca são normais. Aparecem não só por efeito do exercício ou da inactividade, mas também devido a outros estímulos, como a dor e as emoções. Só quando o ritmo é inadequadamente rápido (taquicardia) ou lento (bradicardia), ou quando os impulsos eléctricos seguem vias ou trajectos anómalos, se considera que o coração tem um ritmo anormal (arritmia). Os ritmos anormais podem ser regulares ou irregulares.

Trajectória dos impulsos eléctricos do coração O nódulo sino-auricular (1) inicia um impulso eléctrico que percorre as aurículas direita e a esquerda (2), levando à sua contracção. Quando o impulso eléctrico alcança o nódulo auriculoventricular (3), é retardado ligeiramente. O impulso, em seguida, viaja para o feixe de His (4), que se divide no ramo direito do feixe de His para o ventrículo direito (5) e no ramo esquerdo do mesmo para o ventrículo esquerdo (5). A seguir, o impulso estende-se pelos ventrículos, fazendo com que se contraiam.

Marcadores:

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ta bom e informativo contudo deveria ter mais fotos

20 maio, 2008 16:40

 
Anonymous Anônimo said...

ta bom e informativo contudo deveria ter mais fotos

20 maio, 2008 16:40

 
Anonymous Anônimo said...

ODEI-OOOOO TODOS OS K TÊM ESTAS DOENÇASSSSSSSSSSS!!!!!

20 maio, 2008 16:42

 

Postar um comentário

<< Home